Contrair sarampo num concerto? Espetáculo de Shakira deixa alerta

As autoridades de saúde de New Jersey, nos Estados Unidos, deixaram o aviso sobre um possível surto depois de um concerto da artista no MetLife Stadium.

Notícia

© Kevin Mazur/Getty Images for Live Nation

Notícias ao Minuto
22/05/2025 12:47 ‧ há 6 horas por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Sarampo

Esta terça-feira, as autoridades de saúde de New Jersey, nos Estados Unidos, emitiram um 
comunicado sobre um possível surto de sarampo que pode ter origem num concerto de Shakira no MetLife Stadium. 

 

Ao que tudo indica, uma pessoa com sarampo esteve no espetáculo, o que está na origem deste alerta. Revelaram que quem tiver alguma suspeita, deve de imediato ligar para as autoridades de saúde antes de se deslocar para um posto de saúde.

Leia Também: Estas frutas podem ajudar a ter uma pele radiante e olhos menos inchados

Alertam que os sintomas podem aparecer até 6 de junho e não logo. Será que é possível apanhar sarampo num concerto? A verdade é que "é uma das infeções virais mais contagiosas, podendo evoluir com gravidade", revela o 'website' da rede de saúde CUF.

"Transmite-se quando uma pessoa inala micro gotas que se encontram em suspensão no ar depois de terem sido expelidas por um indivíduo infetado." Assim, percebe-se que pode facilmente acontecer um surto.

"Uma pessoa com sarampo é contagiosa entre dois a quatro dias antes que a erupção apareça e continua a sê-lo até ao seu desaparecimento. É quase sempre uma doença benigna embora, em alguns casos, possa ser grave ou mesmo fatal."

A transmissão é feita apenas entre humanos. A vacina é a melhor forma de prevenção. Em Portugal é gratuita e faz parte do Programa Nacional de Vacinação. Contudo, por cá existe a preocupação com casos importados. Por exemplo, depois de dois anos sem nenhum caso, em 2024 foram registados 35. Já desde janeiro e até abril de 2025, contam-se 14 casos em território nacional, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

De acordo com a Associated Press, um dos problemas nos Estados Unidos está no facto de um número elevado de pessoas não estar a tomar a vacina por motivos religioso ou outros, o que tem elevado os surtos.

Desde o início do ano, o país já registou mais de mil casos em 30 estados.

Leia Também: Nutricionista revela os hábitos alimentares que envelhecem a pele

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas

OSZAR »