Powered bySolverde
Disclaimer

Oficial: Tribunal mantém sentença de mais de 10 mil euros a Rubiales

Os recursos apresentados pela defesa de Rubiales para diminuir a sentença foram rejeitados, assim como as tentativas do Ministério Público de aumentar a decisão a favor de Jenni Hermoso, com pena de prisão a ter sido pedida.

ROTTERDAM - Spanish Football Federation President Luis Rubiales during the UEFA Nations League final match between Croatia and Spain at Feyenoord Stadion de Kuip on June 18, 2023 in Rotterdam, Netherlands. AP | Dutch Height | MAURICE OF STONE (Photo by AN

© Getty Images

Davide Rodrigues Araújo com Lusa
25/06/2025 14:16 ‧ há 2 semanas por Davide Rodrigues Araújo com Lusa

Desporto

Espanha

Já não há volta a dar. Luis Rubiales vai mesmo pagar uma multa superior a 10 mil euros por ter beijado a jogadora Jenni Hermoso na cerimónia de entrega de medalhas do Mundial de Sidney, em 2023, depois dos recursos de ambas as partes terem sido recusados pela Divisão Penal do Tribunal Superior Nacional, segundo informa a ABC esta quarta-feira.

 

A entidade judicial espanhola manteve ainda a absolvição de Rubiales e dos outros três réus neste processo pelo crime de coação: o ex-técnico da seleção feminina Jorge Vilda, o ex-diretor de futebol da seção masculina Albert Luque e o ex-chefe de marketing da Federação Rubén Rivera.

De recordar que Luis Rubiales já tinha conhecido a sentença em fevereiro deste ano civil, tendo sido condenado a 18 meses de multa num valor de 20 euros por dia pelo crime de agressão sexual contra a jogadora Jenni Hermoso, em plena cerimónia de entrega de medalhas do Mundial feminino, em agosto de 2023. Rubiales fica, ainda, proibido de se aproximar da vítima num raio de 200 metros, bem como de estabelecer qualquer tentativa de contacto.

Feitas as contas, o antigo presidente da Real Federación Española de Fútbol terá de pagar 10.800 euros à jogadora espanhola que beijou, de forma não consentido, após Espanha vencer o título mundial na Austrália.

O ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) foi ainda condenado a pagar uma indemnização de 3.000 euros a Jenni Hermoso por danos morais.

Segundo a sentença, a que a Lusa teve acesso, ficou provado durante o julgamento, que decorreu num tribunal nos arredores de Madrid, que Rubiales "segurou a cabeça da jogadora com as duas mãos e, por surpresa e sem consentimento nem aceitação" por parte de Jenni Hermoso, "deu-lhe um beijo nos lábios".

"Os factos declarados provados constituem um delito de agressão sexual", tal como está previsto no Código Penal de Espanha, nomeadamente, "realizar de surpresa um ato que atenta contra a liberdade sexual de outra pessoa, sem consentimento da agredida", escreveu o juiz José Manuel Fernández-Prieto na sentença.

O juiz sublinhou que o próprio Luis Rubiales reconheceu durante o julgamento que beijou Jenni Hermoso propositadamente nos lábios.

"Esta ação de dar um beijo na boca de uma mulher tem uma clara conotação sexual e não é a forma normal de saudar pessoas com quem não se mantém uma relação de afetividade", acrescentou o juiz, que realçou que Jenni Hermoso foi a única jogadora da seleção espanhola que Rubiales beijou nos lábios naquela ocasião, optando por abraços e beijos na face às restantes.

Refira-se que o Ministério Público pedia uma pena de dois anos e meio para Luis Rubiales pelo crime de agressão sexual e por coação. 

Recorde-se, ainda, que Rubiales deixou a presidência da RFEF a 10 de setembro de 2023 na sequência deste caso e, semanas mais tarde, em 30 de outubro, a FIFA suspendeu-o de todas as atividades relacionadas com futebol.

[Notícia atualizada às 14h26]

Leia Também: Espanha com Putellas e Bonmati no Euro'2025 (mas sem Hermoso)

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Morreu Adriano Baganha, antigo selecionador nacional de basquetebol

Óbito

Morreu Adriano Baganha, antigo selecionador nacional de basquetebol

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

McLaren domina F1 com mais do dobro dos pontos da segunda classificada

Fórmula 1

McLaren domina F1 com mais do dobro dos pontos da segunda classificada

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas

OSZAR »